Checklist: quais documentos os síndicos devem ter em mãos?
- Rafael Silveira S Lima
- 19 de jul. de 2019
- 1 min de leitura
É melhor prevenir do que remediar! Quais desses documentos legais e oficiais seu condomínio tem?

O Condomínio é semelhante a uma empresa, o seu responsável legal (o Síndico) responde civil e criminalmente pelos atos praticados durante sua gestão, e algumas vezes até mesmo por atos iniciados em gestões anteriores que tiveram seu desfecho na presente gestão.
Por esses motivos o Síndico deve ser diligente e assegurar-se com a documentação necessárias para corroborar seus atos e se resguardar enquanto estiver no exercício da função.
Entre a documentação do condomínio deve constar:
1. Cartão CNPJ;
2. Certidão de alteração do representante legal, para cada síndico;
3. Certidão Negativa de Débitos com órgãos públicos;
4. Documentação dos colaboradores direitos, por até 02 anos após o desligamento;
5. Convenção do condomínio
6. Regulamento interno
7. Livro de atas e livro de presença nas assembléias
8. Apólice de seguro da edificação;
9. Todas as plantas do edifício;
10. Cadastro atualizado dos moradores;
11. Prestação de Contas dos últimos 5 anos;
12. Contratos em vigor e encerrados;
13. Livro de ocorrência e Laudo de inspeção anual para os elevadores;
14. Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros (AVCB);
15. Certificados de Limpeza de Caixa D’água;
16. Certificados de Dedetização Periódica;
17. Certificados de manutenção periódica. (sauna, piscina, hidromassagem, geradores, bombas e etc);
18. Manual do Proprietário e Manual do Condomínio, além de outras documentações fornecidas pela construtora;
19. Manuais dos maquinários e equipamentos adquiridos;
20. Laudos de inspeção preventiva de Engenheiro Civil e Mecânico;
21. PPRA e PCMSO – Relatórios de Segurança do Trabalho.
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